top of page

ARNON ALBERTO MASCARENHAS DE ANDRADE - Prof. Dr. Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade coordena a Base "Estudos e Pesquisas em Meios de Comunicação e Educação" do PPGEd - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Esta é a Base mais antiga do Programa.  Fez uma especialização em Produção de Televisão Educativa no INPE. Onde também cursou um mestrado em Tecnologia Educacional. Sua dissertação, defendida em 1975, foi sobre o tema “Psicopedagogia da Teleducação - Rádio, Televisão e Materiais Impressos”.

DOUGLAS ARAÚJO – Bacharel em 1983, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Ciências Sociais com habilitações em Sociologia e Ciência Política. Licenciado em 1987, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Ciências Sociais. Lecionou no Ensino fundamental e médio, no período de 1985 a 1993, nas disciplinas de OSPB, Organização para o Trabalho e História. Em 1991 titulou-se mestre em Sociologia do Desenvolvimento, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Concluiu o doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco em 2003. Atualmente é Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

JEFFERSON FERNANDES ALVES – Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Professor Adjunto do Departamento de Práticas Educativas e Currículo, do Centro de Educação/UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRN, vinculado ao Grupo de Estudos sobre Pessoas com Necessidades Educaciionais Especiais. Orienta e pesquisa na área do Ensino de Artes e deficiências, com ênfase em Fotografia e Teatro na interface com a Deficiência Visual.

JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO – Pós-Doutorado na University British Columbia, Vancouver, Canadá, (2008/2009) - "Arte, Ciência e tecnologia: relações interdisciplinares em Ensino de Teatro" (Art, Science and Technology: interdisciplinary relationships in the teaching of Theater) Doutorado em Educação - PPGEd (2005) TESE - "A Cena Ensina: uma proposta pedagógica para formação de professores de teatro" Mestrado em Educação - PPGEd (1998) DISSERTAÇÃO - "Teatro e Educação: uma visão de áreas a partir de práticas de ensino." Atua como pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa:Pedagogias do Teatro e Ação Cultural - UFMA
TEATRO: TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE – UFPB Grupo de Estudos de Praticas Educativas em Movimento - GEPEM - UFRN. Membro Profissional da USITT - United States Institute for Theatre Technology

JULIE ANTOINETTE CAVIGNAC – Cursou antropologia na Universidade de Bordeaux II antes de ingressar no departamento de "Ethnologie et Sociologie Comparative" da Universidade de Nanterre (Paris X). Terminou doutorado sob orientação de Jacques Galinier em 1994: " Mémoires au quotidien; histoire et récits du sertão du Rio Grande do Norte" – com financiamento da Fondation pour le Progrès de l’Homme (Bolsa 1990-91 para fazer pesquisa de campo no sertão do Rio Grande do Norte). Bolsa de recém-doutor, CNPq/UFRN (1995-1996), com pesquisa sobre os migrantes da Zona Norte de Natal. 

MUIRAKYTAN K. DE MACÊDO - Historiador formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte , mestre e doutor em Ciências Sociais pela mesma universidade. Atua como professor do Departamento de História do Ceres (UFRN) e Mestrado em História da UFRN. Tem experiência na área de História e Patrimônio Cultural, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Rio Grande do Norte, História da Escravidão, História da Família, História dos Doentes e das Doenças, Educação Patrimonial, Seridó, Caicó

LÚCIA DE FÁTIMA GUERRA FERREIRA – Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1977), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), especialização em Cultura Afro-brasileira (1988) pela UFPB e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor associado 4 do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba. Foi pró-reitora de extensão da UFPB, presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e coordenou a Rede de Educação em Direitos Humanos (REDHBRASIL).

MARCUS GRANATO – Possui graduação (1980) em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestrado (1993) e doutorado (2003) em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE/UFRJ, com a tese Restauração de Instrumentos Científicos de valor Histórico. É tecnologista sênior do Museu de Astronomia e Ciências Afins, atuando no cargo de coordenador de museologia e professor do curso de mestrado profissional em Preservação de Acervos da C&T (MAST).

MARGARIDA DIAS – Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Tem experiência na área de História, com ênfase em Metodologia do Ensino de História, Historiografia e Patrimônio Cultural.

MARIA DA CONCEIÇÃO GUILHERME COELHO –  Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui em mestrado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tese com o título, Viver e Morrer no Sertão do Seridó – Séc. XVIII e XIX (2000). Doutorado em Educação pela mesma universidade com o trabalho: Magistrados e Tutores na ordem sócio educacional do Seridó no Século XIX (2010).

MARIA LÚCIA DE NIEMEYER MATHEUS – Possui  graduação em Museologia pelo Museu Histórico Nacional - atual Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1976) -, Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Ciência da Informação pelo IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia / UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Museologia e Ciência da Informação. Realiza pesquisas relacionadas à divulgação científica, linguagens expositivas e processos de musealização nos domínios da arte, ciência e tecnologia.

Convidadxs.

FERNANDO MANUEL ROCHA DA CRUZ - Doutor Europeu em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) com a tese "A tematização nos espaços públicos: Estudo de caso nas cidades de Porto, Vila Nova de Gaia e Barcelona. Uma análise sobre a qualidade e estrutura dos espaços públicos". (Revalidado em Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)). Professor Adjunto II no Departamento de Políticas Públicas/ UFRN. Professor Permanente no Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa sobre as Cidades Contemporâneas. Seus interesses atuais versam sobre: cidades criativas; economia criativa; espaços públicos, espaços temáticos e políticas culturais.

II Seminário.

bottom of page